É véspera de Natal na cidade de Lyz, capital de um próspero Reino distante. Nas ruas existe a azáfama de última hora e todos tentam ignorar a menina de nome Ana, pobre, que tenta vender fósforos.
Na verdade, Ana e a cidade foram amaldiçoados e ninguém sabe quem é. Todos se comportam com maldade não mostrando nenhuma bondade pela pequena Ana. Aguardam pela chegada da Rainha, prometida mas que parece nunca acontecer. Enquanto isso Ana tenta desesperadamente encontrar quem lhe possa abrigar ou de alguma forma ajudar. Encontra uma senhora que lhe dá guarida mas rapidamente abusa dela.
Desesperada e confusa, Ana quase que desiste. Contudo, um ser mágico, disfarçado de humano, tentará ajudar Ana a encontrar sua verdadeira identidade e, com isso, quebrar a maldição.
Uma história contada em rima e com muito movimento, construída a partir dos contos de Hans Christian Andersen. Assim, todo o universo desta história girará também em torno de momentos mágicos e personagens que se descobrem, fazendo uma ponte para um imaginário musical conhecido.